O vereador Leonardo Dias (PL) repudiou a visita do ditador Nicolás Maduro ao Brasil, ocorrida nessa segunda-feira (29). O líder do regime venezuelano foi recebido com honrarias pelo presidente Lula (PT).
“Ontem o Brasil assistiu estarrecido uma recepção pomposa, com honras militares para um ditador que chegou nesse país. Como se não bastasse a visita, Lula ainda concedeu uma entrevista dizendo que se construiu uma narrativa contra a Venezuela. É preciso corrigir que não é nada em desfavor ao país, mas sim contra os ditadores que passaram as últimas décadas dominando e oprimindo aquele povo”, afirmou Dias durante pronunciamento na Sessão Ordinária de hoje.
Leonardo demonstrou indignação com o fato de lideranças da Esquerda brasileira não se pronunciarem contra a visita do ditador venezuelano ao Brasil em um momento em que a opressão imposta por Maduro tem submetido a população de seu país à miséria.
“A gente sabe que a Esquerda tem pavor à verdade e pensa que tudo é uma guerra de narrativas, mas desconsideram o fato de que mais de 325 mil venezuelanos fugiram da fome, da miséria e da tirania. Eles vieram para o Brasil e Lula ignora essa realidade. O salário mínimo na Venezuela é equivalente a 5 dólares e 90% da população vive na pobreza e 70% na miséria. E o irresponsável do presidente vem dizer que é narrativa?”, pontuou o vereador.
O vereador relembrou que a ditadura comandada por Maduro já protagonizou episódios de terror contra os venezuelanos. A imprensa internacional exibiu imagens de tanques sendo ordenados para oprimir o próprio povo, bem como pessoas se amontoando em lixões buscando restos de comida para garantir a alimentação de seus familiares.
‘Em 2019, eu assisti manifestações da população venezuelana e eu vi tanques passando por cima do povo. A própria ONU [Organização das Nações Unidas] classificou o regime como terrorista e torturador. O crápula foi recebido de forma pomposa e festiva por Lula, que simplesmente passou por cima do sofrimento da população”, concluiu.