Search
Close this search box.
Search

Lei da Cosip: miguelenses já pagaram mais de R$ 13 milhões de reais, de taxa de iluminação, só nos dois últimos anos, afirma vereador Tinho

O vereador Wellington Silva- Tinho, tem travado uma verdadeira batalha, desde o início do mandato, contra a forma que a taxa COSIP – Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, é cobrada no município de São Miguel dos Campos. “Em um levantamento rápido foi detectado que os miguelenses já pagaram, proporcionalmente, algo em torno de R$ 13 milhões de reais de taxa Cosip, apenas nos últimos dois anos até o momento”, disse.

PUBLICIDADE


Desde o início, o vereador tem conseguido avanços significativos nessa luta. Tinho foi recebido em Brasília pelos consultores da Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL, no qual fez questionamentos e também obteve informações e orientação técnica. O vereador tem analisado a forma de cobrança em outros estados e municípios. Esta verificação também ocorreu em São Paulo, onde esteve recentemente, e detectou que a cobrança da taxa da cosip é um valor muito inferior ao cobrado em São Miguel.

Antes disso, o vereador Tinho já havia peticionado solicitação de informações junto à Prefeitura de São Miguel dos Campos, que é a responsável pela lei e pela cobrança da “taxa” Cosip, e também junto à concessionária Equatorial /AL que arrecada a Cosip na conta de energia e repassa os valores para a prefeitura. “Desde o nosso primeiro contato, à Equatorial tem sido solícita e tem colaborado na prestação de informações e esclarecimentos que breve devem ser tornados públicos junto às famílias miguelenses. Estamos realizando uma série de medidas nesse sentido; públicas, privadas e jurídicas, e já solicitamos, junto ao chefe de gabinete, uma audiência com o gestor municipal para tratar sobre o tema”, afirmou Tinho.

Todos os direitos reservados