24 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Leão XIV diz que falta de acolhimento aos pobres equivale a rejeitar Deus

Foto: reprodução.

Durante o sermão da véspera de Natal, nesta quarta-feira (24), o Papa Leão XIV afirmou que a recusa em acolher pobres e estrangeiros nos dias atuais equivale a rejeitar o próprio Deus. Ao recordar o nascimento de Jesus em um estábulo por falta de abrigo, o pontífice destacou que a mensagem cristã exige solidariedade e reconhecimento da dignidade humana.

Celebrando a Missa do Galo na Basílica de São Pedro, diante de cerca de 6 mil fiéis, Leão XIV ressaltou que o nascimento de Cristo revela a presença de Deus em cada pessoa. “Na Terra, não há lugar para Deus se não houver lugar para a pessoa humana. Recusar um é recusar o outro”, afirmou o papa, que tem feito do cuidado com os imigrantes e os mais pobres uma das marcas iniciais de seu pontificado.

Primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Leão XIV celebra seu primeiro Natal à frente da Igreja Católica após ser eleito em maio para suceder o papa Francisco. No sermão, ele citou uma reflexão do papa emérito Bento XVI ao lamentar um mundo que ignora crianças, pobres e estrangeiros, e criticou uma economia que trata seres humanos como mercadoria, defendendo a dignidade infinita de cada pessoa.

Do lado de fora da basílica, cerca de 5 mil pessoas acompanharam a celebração por telões na Praça de São Pedro, mesmo sob forte chuva. Antes da missa, o papa saiu para cumprimentar os fiéis e agradeceu a presença. Nesta quinta-feira (25), Leão XIV celebra a missa de Natal e fará a tradicional mensagem e bênção “Urbi et Orbi”, dirigida à cidade de Roma e ao mundo.