Search
Close this search box.
Search

Laudo conclui causa da morte de cachorro Joca em voo da Gol

Laudo emitido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) determinou que a causa da morte do cão Joca, um Golden Retriever de 5 anos que faleceu em um voo da Gol , foi choque cardiogênico. Esta condição ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

PUBLICIDADE


A veterinária Fátima Martins apontou que o choque cardiogênico foi consequência da hipertermia (elevação da temperatura corporal) que Joca sofreu e, por isso, houve a parada cardiorrespiratória.

Ela explicou que os órgãos de Joca mostraram sinais de falta de oxigenação devido à hipertermia, que causou um quadro de estresse e desidratação, exacerbando suas condições cardíacas preexistentes.

“O próprio estresse que ele passou já poderia levar a óbito. E o estresse seguido de desidratação com as comorbidades que ele tinha, e vivia muito bem com elas e não era limitante, ele não teria morrido. Ele tinha alterações cardíacas, porém o agravante foi a hipertermia que levou a desidratação e o choque hipovolêmico”, explicou a profissional.

“Mas no Joca as alterações cardíacas não levariam a óbito se ele não tivesse essa desidratação severa. O choque cardiogênico foi provocado pela hipertermia”, ressaltou.

O advogado do tutor, Marcello Primo Muccio, disse que entende que o principal motivo do choque cardiogênico foi o estresse e calor.
“Até porque ele foi levado de São Paulo a Fortaleza dentro da caixa totalmente solto sem qualquer equipamento de segurança. Esperamos que com a conclusão do laudo que as investigações apontem o responsável pelos maus-tratos sofrido pelo Joca”.

*Fonte: Último Segundo

Todos os direitos reservados