A Justiça Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de União dos Palmares, Alagoas, determinou a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada em União dos Palmares e considerada irregular. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (3) e atende à representação da coligação “União para Mudar” do grupo político do candidato a prefeito Bruno Lopes.
A pesquisa favorecia o candidato da coligação opositora: ”União Seguindo em Frente”, do candidato Junior Menezes e havia sido realizada no último dia 24 de setembro.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas analisou o caso e identificou que a pesquisa foi divulgada sem as informações obrigatórias, como o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ter a margem de erro e o período de coleta de dados em desacordo com a legislação eleitoral.
O TRE também verificou indícios de manipulação nas áreas da pesquisa que teria sido focada em áreas onde o candidato representado possui maior aceitação, além de apresentar erros nos resultados divulgados, com um total de 99,05%, abaixo dos 100% esperados. A coligação de Bruno Lopes alega que a pesquisa foi usada de forma tendenciosa, com o objetivo de induzir o eleitorado ao erro.