12 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Justiça da Itália decide extradição de Zambelli até a próxima quarta (18)

A Justiça da Itália tem até a próxima quarta-feira (18) para decidir sobre o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. O julgamento foi encerrado nesta quinta-feira (12) pela Corte de Apelação de Roma, que agora analisa os argumentos apresentados antes de anunciar a decisão final.

No processo, os magistrados podem autorizar a extradição, rejeitar o pedido ou ainda solicitar novos documentos ao governo brasileiro. Durante a sessão, foram ouvidos os advogados de Zambelli e o representante da Advocacia-Geral da União, Alessandro Gentiloni, que atuou em nome do Estado brasileiro.

Aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-parlamentar está presa desde julho de 2025 na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma. A situação jurídica da brasileira se tornou um dos casos mais sensíveis envolvendo cooperação internacional entre Brasil e Itália nos últimos anos.

Segundo a defesa, caso a Corte autorize a extradição, será apresentado recurso à Corte Suprema di Cassazione, última instância do Judiciário italiano. Ainda de acordo com advogados ouvidos pela reportagem, há pouca expectativa de que o pedido seja negado, o que indica que o retorno de Zambelli ao Brasil pode estar cada vez mais próximo.