19 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Juiz com TEA assume como desembargador no TJ

O juiz e professor Alexandre Morais da Rosa tomou posse, na quinta-feira (27), como desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), após promoção pelo critério de antiguidade. Diagnosticado na vida adulta com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, Alexandre reforça a importância da inclusão e da visibilidade das deficiências não aparentes dentro do sistema de Justiça.

Com 27 anos de magistratura, o novo desembargador possui uma trajetória marcada por formação sólida e ampla experiência. É graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou em diversas comarcas do Estado, como São José, Imbituba, Criciúma, Balneário Camboriú, Itajaí, São Miguel do Oeste e Joinville, além de ter exercido funções de destaque, como juiz auxiliar da presidência do TJ/SC e juiz instrutor no gabinete de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2019, Alexandre passou a integrar a 3ª Turma Recursal e, em 2023, assumiu o cargo de juiz de 2º grau. Seu diagnóstico de TEA foi confirmado em 2021, após avaliações feitas por psiquiatras e psicólogos. Ele relata que o reconhecimento tardio possibilitou maior compreensão sobre seu funcionamento, contribuindo para ajustes na rotina profissional, especialmente em atividades que exigem interação intensa. Desde então, utiliza um cordão de identificação de deficiência não visível durante sessões e eventos oficiais.

Além da atuação no Judiciário, o desembargador também é professor universitário e autor de diversas obras jurídicas, contribuindo para o debate acadêmico e para a formação de novos profissionais do Direito.