O jornalista Berg Morais fez um alerta durante o quadro Ponto de Vista, no programa Farol Notícias, na noite desta quarta-feira (20), sobre fake news relacionadas a pesquisas eleitorais em Alagoas. O jornalista, que abriu o quadro reafirmando sobre a importância do combate às informações falsas, citou uma matéria em um jornal alagoano, que foi reproduzida em outra página no Instagram, caracterizando o texto como manipulação de informação.
Morais se referiu a uma matéria que utilizou como base uma pesquisa realizada pelo Instituto Falpe, divulgada hoje, que apontou as intenções de voto para prefeito no município de Estrela de Alagoas, que apontou uma possível vitória de Arlindo Garrote em um cenário contra Roberto Wanderley.
O jornalista criticou o fato que, apesar do ex-prefeito do município ser apontado como “ganhador” na sondagem, o título da matéria em questão leva o leitor a pensar que a pesquisa favorece Wanderley. Citando a pesquisa, Berg Morais mostra que, no levantamento, Arlindo Garrote tem vantagem nas duas modalidades realizadas na sondagem, tanto na espontânea, onde saiu com 31,5% contra Wanderley, que saiu com 18%, como no cenário estimulado, onde o ex-prefeito saiu com 53% contra o presidente da AMA que ficou com 29,5%.
Ao citar os dados, o jornalista questionou o título da matéria e diz que casos podem ocorrer em Alagoas pois figuras políticas utilizariam de “amizades” dentro de veículos de comunicação para se promover políticamente, fazendo menção direta a Hugo Wanderley, que estaria impulsionando Roberto para a prefeitura de Estrela de AL. “Esse é o estilo do MDB, o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, que apoia a candidatura do Dr. Roberto Wanderley foi criado na cozinha dos Calheiros”, disparou.
Fonte: AL102