22 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Joaquim Gomes Brilha na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos com a Força da Cultura Wassu Cocal e o Talento de Seus Artesãos

Foto: assessoria.

Pela primeira vez, a riqueza ancestral do povo Wassu Cocal tomou seu lugar de destaque no maior palco da cultura estadual. Joaquim Gomes, representada pela Secretaria Municipal de Cultura, está marcando presença na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, no Centro de Convenções de Maceió, com uma mostra cultural que emociona e enche de orgulho toda a população.

O sucesso da participação do município tem um alicerce fundamental: o apoio total e visionário da Prefeita Rita do Araçá, que tem como uma das prioridades de sua gestão a valorização, o fomento e a projeção da cultura Joaquimgomense em todas as suas expressões. Foi com este compromisso que a administração municipal viabilizou e incentivou a presença marcante dos artesãos e, de forma histórica, do artesanato Wassu Cocal no evento.

Sob a liderança do Secretário Municipal de Cultura, Irlan Antônio, que acompanha de perto cada detalhe a mando da gestão municipal, o estande do município se transformou em um verdadeiro tesouro de tradição e criatividade. A grande novidade deste ano é a exposição do artesanato indígena Wassu Cocal, uma celebração da resistência e da beleza de uma das culturas originárias mais importantes de Alagoas. Peças belíssimas, feitas com técnicas centenárias e materiais naturais, contam histórias, simbolizam a conexão com a terra e impressionam pela autenticidade e refinamento.

“Esta conquista é fruto de uma decisão política da nossa Prefeita Rita do Araçá, que compreende a cultura como pilar de desenvolvimento e identidade”, destacou o secretário Irlan Antônio. “Ver o artesanato Wassu Cocal, tão intrínseco à nossa identidade, sendo mostrado e valorizado ao lado de todo o talento dos nossos demais artesãos, é ver a verdadeira essência de Joaquim Gomes sendo reconhecida por todo o estado, com o total respaldo da nossa gestão. Nossa cultura está viva, é diversa e é nossa maior riqueza.”

A presença Wassu Cocal se soma ao já consagrado talento dos artesãos e artesãs de Joaquim Gomes, que, apoiados pela Prefeitura, levaram para a Feira peças exclusivas, únicas, carregadas da identidade local. Cada trabalho é a materialização do olhar sensível e das mãos habilidosas que transformam a matéria-prima da região em verdadeira arte.

A participação na 13ª Feira dos Municípios, impulsionada pela determinação da Prefeita Rita do Araçá, vai além da exposição; é um ato de resistência cultural, de afirmação identitária e de geração de oportunidades. É Joaquim Gomes, com o apoio de sua liderança, dizendo ao mundo, a partir de Maceió, que sua cultura é plural, vibrante e profundamente enraizada. É o povo Wassu Cocal e os mestres artesãos da cidade escrevendo, com o incentivo do poder público, um novo capítulo de reconhecimento e valorização.

Quem passar pelo estande de Joaquim Gomes leva mais do que um objeto; leva um pedaço da nossa história, da nossa alma e do nosso orgulho, cultivados com determinação pela gestão municipal. A cultura de Joaquim Gomes, finalmente, está sendo vista em toda a sua magnitude e beleza, com o apoio total de quem acredita no seu povo.