Search
Close this search box.
Search

JHC prestigia Praia Acessível e reforça compromisso com a inclusão

Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, participou nesta sexta-feira (23), de uma edição especial do projeto Praia Acessível, em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto. O evento foi realizado na Praça Gerônimo Siqueira, na orla da Pajuçara, e reuniu diversas atividades voltadas à inclusão e acessibilidade.

PUBLICIDADE


Durante o evento, o prefeito destacou o compromisso de Maceió em ser uma cidade inclusiva e ressaltou que o projeto Praia Acessível é um exemplo para todo o país.

“A praia acessível em Maceió é uma referência para o Brasil. Nós temos esse serviço disponível todos os dias e, aos finais de semana, funciona por agendamento. Também emprestamos cadeiras anfíbias para turistas que visitam nossa cidade e desejam aproveitar ainda mais. A cada dois meses, realizamos grandes eventos para divulgar essa iniciativa. Aqui, recebemos pessoas com dificuldades de locomoção, Síndrome de Down, Autismo, entre outras condições. Fazemos de Maceió uma cidade inclusiva, uma cidade que é referência e é para todos! É Maceió cada vez mais acessível”, destacou JHC.

Entre os participantes do evento, Josenilda Aparício, mãe de Mayara Aparício, que possui síndrome de down, expressou sua satisfação em comemorar o aniversário da filha de 31 anos em um ambiente inclusivo.

“É o segundo ano que comemoramos o aniversário da minha filha no evento da praia acessível. Para mim, é um privilégio. Estar aqui é motivo de muita alegria, e o evento coincidir pela segunda vez com o aniversário dela é muito especial. Sempre que acontece, eu trago minha filha. Não perco uma edição, pois aqui temos muito mais inclusão e acessibilidade”, declarou Josenilda.

A aniversariante Mayara Aparício também compartilhou sua alegria em participar do evento. “É um momento muito alegre para mim. Eu amo brincar, jogar, correr, dançar. Estou muito feliz. Minha mãe é minha rainha e sempre me traz para me divertir”, disse Mayara.

Eduardo Aprígio, de 29 anos, é portador de deficiência física e tocou na banda Afrolozzi, que se apresentou no evento. Na oportunidade, ele destacou a importância de eventos como esse para a inclusão social.

“Eu gosto muito de participar de eventos como esse, não só para tocar, mas para participar também. Esses eventos geram engajamento e inclusão social, e isso mostra que a acessibilidade em Maceió tem avançado muito”, disse.

O evento oferece lazer, convivência e inclusão para pessoas com deficiência. A programação deste mês incluiu apresentações de capoeira com pacientes de uma unidade de saúde mental de Maceió, aula de zumba e shows musicais com as bandas da Guarda Municipal e Afrolozzi, composta por pacientes da Pestalozzi. Além disso, a iniciativa promoveu brincadeiras adaptadas, banho de mar assistido com o auxílio das cadeiras anfíbias e caiaques e serviços gratuitos de fisioterapia, em parceria com a Uninassau.

*Secom Maceió

Todos os direitos reservados