23 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Irã está próximo de concluir bomba nuclear, afirma agência da ONU

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) revelou nesta sexta-feira (6) que o Irã está avançando rapidamente em seu programa nuclear, enriquecendo urânio a níveis alarmantes. Segundo o chefe da IAEA, Rafael Grossi, o país já possui material suficiente para produzir quatro bombas atômicas e vem aumentando a produção de urânio a 60% em até seis quilos por mês, aproximando-se do nível de 90% necessário para armamentos nucleares.

Apesar de o governo iraniano insistir que seu programa é para fins civis, Grossi questiona essas intenções. Ele destacou que países que alcançam esse patamar de enriquecimento historicamente produzem armas nucleares. Europa e EUA também expressaram preocupações semelhantes, argumentando que não há justificativas civis para esse nível de produção. Inspetores da ONU planejam investigar as instalações do Irã, que têm sido reativadas e podem representar um “salto enorme” no avanço nuclear.

A IAEA enviou um relatório confidencial aos seus membros confirmando o ritmo acelerado do enriquecimento no Irã. Enquanto o cenário preocupa a comunidade internacional, Grossi reforça que o programa iraniano aparenta ser uma resposta ao que o governo sente como pressão externa. “A situação é grave, e precisamos de garantias concretas”, alertou o diretor da agência.