22 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Ipê recém-plantado é furtado do Mirante da Santa Amélia; caso pode ser enquadrado como crime ambiental

Durante uma das vistorias de rotina realizadas pelo setor de arborização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), os técnicos notaram que uma muda de Ipê (Handroanthus albus), recentemente plantada no novo Mirante da Santa Amélia, na Avenida Jorge Montenegro de Barros, havia sido retirada do local.

A árvore havia sido plantada na última sexta-feira (16), durante a “Tardezinha da Arborização”, atividade com alunos da rede municipal que marcou o início da quarta etapa do projeto Arborizar é Massa. Para Karine Gabriela, diretora do setor de arborização, atos como esse prejudicam tanto a cidade quanto a própria comunidade.

“Temos um mapeamento de diversos pontos da cidade para o plantio de espécies nativas e frutíferas, aproveitando os múltiplos benefícios que elas oferecem. Atitudes como esta causam tristeza, danificam as árvores e afetam o patrimônio público”, afirmou.

A legislação ambiental também prevê punições para quem retira mudas ou danifica plantas ornamentais. Segundo a Lei 9.605/98, no artigo 49, “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia” pode resultar em detenção de três meses a um ano e multa.