Maceió, 22 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 24°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

INSS avisará aposentados que foram vítimas de fraude a partir da próxima terça-feira (13)

Os segurados do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) que tiveram algum desconto associativo em seus benefícios começarão a ser comunicados na próxima terça-feira, 13. Gilberto Waller Júnior, presidente do Instituto, disse que essa comunicação será feita exclusivamente pela plataforma Meu INSS, pelo computador ou aplicativo, e a central 135, por telefone.

Ao todo, 9 milhões de pessoas receberão o chamado do INSS de que teve algum tipo de desconto em folha associativa. Então, o aposentado ou pensionista deverá se manifestar ao reconhecer aquele desconto. Caso ele não reconheça o desconto, não tenha dado autorização, ele deve comunicar o INSS. Não há prazo para fazer essa comunicação de não reconhecimento ao INSS.

Diante disso, a associação envolvida deverá apresentar ao INSS em até 15 dias úteis a documentação que comprove que aquele beneficiário firmou uma autorização de desconto da mensalidade em seu benefício. Waller ressalta que toda a documentação a ser apresentada será de responsabilidade das entidades associativas. Os segurados não devem apresentar nenhuma documentação e nem fazer uso de terceiros para o processo de devolução.