Search
Close this search box.
Search

‘Infecção por HIV’: sócio de laboratório que fez testes errados é preso

Imagem: Reprodução

Um dos sócios do laboratório que fez os testes errados de HIV, que resultou na infecção de seis pessoas com o vírus, foi preso na manhã desta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE


Walter Vieira, sócio do PCS Lab Saleme, foi preso por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) da Polícia Civil do Rio de Janeiro durante a primeira fase da Operação “Verum”, deflagrada nesta manhã.

Seis pessoas foram infectadas com HIV após passarem por transplantes de órgãos na rede pública de saúde do estado. A Secretaria de Estado de Sáude (SES-RJ) contratou o laboratório para realizar os exames nos doadores de órgãos a partir de dezembro de 2023.

A ação da polícia cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão na manhã de hoje. Ao todo, 40 agentes participam da ação.

Ivanildo Fernandes dos Santos, responsável técnico do laboratório, também foi preso na operação. Além disso, o sócio Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, filho de Walter, foi conduzido pela polícia para prestar depoimento.

O objetivo é identificar os responsáveis pela emissão dos laudos com o falso negativo para o HIV, que resultou no transplante de órgãos infectados com o vírus para seis pacientes. A investigação ainda suspeita que o laboratório tenha falsificado laudos em outros casos.

*Com CNN

Todos os direitos reservados