A porcentagem da população brasileira com ensino superior completo triplicou nos últimos 20 anos, conforme os novos dados divulgados, na quarta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do avanço significativo, a proporção continua abaixo da média dos países europeus.
De acordo com o IBGE, entre 2000 e 2022, a porcentagem de pessoas com 25 anos ou mais e ensino superior completo aumentou 2,7 vezes, passando de 6,8% para 18,4%. O crescimento seja considerado expressivo, no entanto, a taxa brasileira ainda está muito abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que segundo o relatório Education at a Glance de 2022 era de 48%.
“Em 22 anos, a evolução foi surpreendente: o número de graduados praticamente triplicou, e a quantidade de pessoas com ensino médio completo dobrou. No entanto, o grupo de graduados ainda representa uma minoria, com menos de 20% da população. O acesso à educação foi particularmente desafiador para as gerações mais velhas, e isso continua a influenciar as estatísticas finais”, comentou Bruno Mandelli, pesquisador do IBGE.












