Homem que se vacinou 217 vezes contra Covid-19 não teve efeitos colaterais, afirma estudo

Imagem: Reprodução

Um homem alemão de 62 anos foi vacinado 217 vezes contra a Covid-19, segundo a publicação da revista The Lancet Infectious Diseases. As vacinas foram compradas de forma privada e o idoso tomou as doses no período de 29 meses, sem indicação médica. Após a descoberta do caso, pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg convidaram o homem, que não teve a identidade revelada, para um estudo.

Os estudos mostraram que o alemão não sofreu efeitos prejudiciais e as vacinas continuaram a criar antígenos e a fornecer imunidade mesmo após as 217 doses. “No geral, não encontramos nenhuma indicação de uma resposta imunológica mais fraca, muito pelo contrário”, disse Katharina Kocher, uma das autoras do estudo.

Os cientistas coletaram amostras frescas de sangue e saliva do homem, como também testaram algumas amostras de sangue congeladas dele que foram armazenadas nos últimos anos. As provas de 130 das doses aplicadas nele foram recolhidas pelo Ministério Público da cidade de Magdeburg, que abriu uma investigação por fraude. No entanto, não foram apresentadas acusações criminais.

Todos os direitos reservados