Um homem foi vítima do golpe do falso leilão ao acreditar que estava arrematando um carro no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas, perdendo R$ 56 mil para os golpistas. Apesar de um alerta prévio do Detran sobre essa fraude, a vítima transferiu o dinheiro para a página falsa que se assemelhava à oficial, inclusive com falsa homologação pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). A Polícia Civil investiga o caso e adverte a necessidade de cautela em transações online.
O Detran já havia acionado a Justiça para retirar a página falsa do ar, mas os criminosos continuam elaborando meios convincentes para enganar vítimas. O delegado Sidney Tenório, responsável pela investigação, revelou que a vítima denunciou o golpe após perceber que o dinheiro foi transferido para os fraudadores em vez da agência de leilões. Além de Alagoas, os golpistas atuam em outros estados.
As vítimas devem observar URLs suspeitas com caracteres estranhos no meio, diferenciando os sites falsos dos oficiais. A recomendação é verificar o site oficial do Detran de Alagoas (www.detran.al.gov.br) e entrar em contato com o órgão antes de realizar qualquer transação para evitar cair em golpes. O órgão oficial sempre possui o final “gov.br” em sua URL. O site dos fraudadores substitui o ponto (.) por um traço (-) e usa “org” em vez de “gov”.