Exibida ontem(domingo, 26) no Fantástico, uma reportagem denunciou a venda de água doada por empresas para o Rio Grande do Sul. Guilherme Ferreira, de 47 anos de idade, foi flagrado cometendo o crime. A denúncia chegou a emissora afiliada da Rede Globo, a RBS TV, após ele oferecer as águas para uma distribuidora.
Segundo a reportagem, Guilherme recebeu as garrafas de um grupo de comerciantes e produtores rurais da cidade de Piranhas(GO), onde morava antes de se mudar em 2023 para Canoas, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes. Logo após receber a doação, ele ofereceu a água para uma distribuidora da cidade, que desconfiou da situação e realizou a denúncia.
Para averiguar, a equipe de reportagem fingiu que tinha interesse em comprar as águas de Guilherme, marcando um encontro com o mesmo. Momento no qual o repórter da filiada da TV Globo questionou Guilherme sobre a venda de donativos. O mesmo admitiu ser crime, mas alegou que tem precisa livrar o galpão e que pagar um caminhão. Ele também chegou a partir para cima do repórter e derrubar a câmera. Guilherme foi ouvido pela Polícia Civil e liberado, já as águas foram distribuídas em um centro da prefeitura de Canoas.