21 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Haddad diz que relação entre Brasil e EUA volta à normalidade após suspensão de tarifas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de suspender tarifas recíprocas impostas pelo governo norte-americano deve favorecer a normalização das relações bilaterais entre Brasil e EUA. A avaliação foi feita enquanto ele participava de compromissos oficiais na Índia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Haddad destacou que, apesar de ainda ser preciso observar os próximos passos do governo dos Estados Unidos, a medida jurídica devolve um ambiente de maior equilíbrio entre os países, destacando os mais de 200 anos de convivência diplomática que não deveriam ser prejudicados por motivações ideológicas. Ele também mencionou a importância de continuar buscando soluções por meio de canais legais e do diálogo.

O ministro ressaltou que a competitividade brasileira não está comprometida, já que as medidas suspensas atingiam todos os países de forma global, e que o Brasil continuará atuando de maneira proativa em suas relações comerciais internacionais. A decisão da Suprema Corte dos EUA ocorreu em meio a mudanças na política tarifária americana que vinham afetando o comércio exterior brasileiro.