Em discurso no Palácio do Planalto, durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, o ministro da fazenda, Fernando Haddad afirmou que governo entregará o “melhor resultado fiscal desde 2015” ao final do 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o ministro, o governo Lula terminará os 4 anos de gestão com “a menor inflação acumulada da história do Brasil”, superando o recorde anterior, que pertencia ao 2º mandato do petista. Haddad também projetou “a menor taxa de desemprego acumulada em 4 anos, com base em dados do IBGE, combinado com um crescimento da massa salarial inédito.
O ministro tenta rebater as críticas do mercado financeiro sobre o ritmo do ajuste. Afirmou que a consolidação das contas está sendo feita de forma inédita, ao “chamar para contribuir” setores que antes não pagavam impostos. “Os que moram na cobertura e não pagam condomínio”, disse. Ele contrapôs a atitude atual com ajustes fiscais anteriores. “Toda vez que tem acerto de contas, aparece alguém com uma serra elétrica para cortar o direito de vocês. Agora apareceu alguém com ramalhete de flores para entregar uma casa para a família brasileira”, declarou.











