A empresa que utiliza IA para língua de sinais, Hand Talk foi comprada pela líder em dispositivos de comunicação para pessoas com deficiência auditiva, a empresa norte-americana Sorenson. A empresa tem como objetivo acelerar a inovação no desenvolvimento de tecnologias automatizadas de tradução de língua de sinais impulsionadas por IA.
A Sorenson comunicou a compra da startup alagoana Hand Talk e da OmniBridge, uma empresa interna da Intel. O CEO da empresa, Paget L. Alves, destacou que a Hand Talk é pioneira no uso de IA e aprendizado de máquina para gerar traduções automáticas de língua de sinais por meio de tradutores virtuais 3D.
“Essas aquisições oferecem à Sorenson capacidades complementares e equipes qualificadas para continuar nosso trabalho no desenvolvimento de produtos inovadores e baseados em IA, que preenchem lacunas críticas de comunicação para nossos clientes”, disse o CEO Paget L. Alves.
Com lançamento em 2013, a HandTalk impactou mais de 30 milhões de pessoas, com cerca de 4 bilhões de palavras traduzidas em doze anos de mercado. A empresa também já ganhou vários prêmios, como, por exemplo, ONU e BID, se instaurando como pioneira em tradução simultânea por IA.