A candidata à reeleição Ziane Costa enfrenta uma aliança de oposição, tornando esta eleição uma das mais polêmicas da história do município de Delmiro Gouveia. A oposição tem nomes notáveis mesmo sem líder de chapa.
Ronaldo Medeiros (PT) declarou publicamente que está trabalhando com a oposição e seu nome está disponível aos eleitores. O deputado conta com a aliança de lideranças locais, à exemplo do ex-vereador Edvaldo Nascimento.
Ademais, outros dois ex-prefeitos também estão pressionando para concorrer como candidatos em 2024. Cazuza (PDT), um dos nomes de confiança do vice-governador Ronaldo Lessa, garantiu recentemente mais quatro anos no mandato de partido em Delmiro. E Padre Eraldo, mesmo derrotado por Ziane em 2020, atualmente busca uma vaga no grupo para concorrer novamente. Silvinho da Cordial também aparece como possível favorito, articulador político que conseguiu, discretamente, eleger dois vereadores pelo Solidariedade em 2020. E em 2022, deu grande votação a Marcelo Victor e Luciano Amaral.
Entre os quatro nomes, houve debates para formação de comissão e escolha de candidatos a prefeito e vice. Deputados estaduais e federais e senadores dão apoio político ao grupo.