O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu nesta quinta-feira (8) uma cerimônia em referência aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. Durante o evento, Lula vetou a PL da dosimetria, que previa redução de penas para os condenados de tentativa de golpe de estado.
Realizada anualmente pelo governo Lula, a cerimônia tem o objetivo de reforçar os valores democráticos após o episódio que ficou marcado na história do Brasil e terminou com a prisão de 1,4 mil pessoas. A informação foi trazida por Berenice Leite, direto de Brasília.
Há programação também no Supremo Tribunal Federal (STF). O Supremo Tribunal Federal (STF) promove uma programação especial, aberta ao público, para lembrar os ataques que resultaram na destruição parcial do prédio da Corte e para celebrar o fortalecimento da democracia simbolizado pela restauração e reabertura do edifício.
Movimentos sociais, partidos de esquerda e entidades ligadas ao PT também convocaram manifestações em defesa da democracia para esta quinta. Em Brasília, a concentração estava marcada em frente ao Palácio do Planalto.






