Maceió, 06 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 30°C
💵 Dólar: R$ 5.70 💶 Euro: R$ 6.48

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Governo Lula amplia Minha Casa, Minha Vida para atender pessoas em situação de rua​, comemora Cauê Castro

O Governo Federal anunciou uma nova modalidade do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), destinada a pessoas em situação de rua. A iniciativa prevê a reserva de 3% das unidades habitacionais para esse público, com financiamento integral das moradias pelo Estado, sem necessidade de pagamento de parcelas pelos beneficiários.

Em publicação nas redes sociais, o Superintendente Federal Cauê Castro comemorou a medida: “Hoje é um dia histórico para o Brasil. O presidente Lula anunciou a inclusão das pessoas em situação de rua no programa Minha Casa, Minha Vida. Um passo fundamental para garantir dignidade e cidadania a quem mais precisa.”​

A nova modalidade do MCMV prioriza famílias compostas por crianças e adolescentes, mulheres, gestantes, pessoas trans, idosos e pessoas com deficiência. Além da moradia, os beneficiários terão acesso a atendimento social, psicológico e de saúde, visando à reintegração social e à melhoria da qualidade de vida.

A medida será implementada inicialmente em 38 municípios com mais de mil pessoas em situação de rua, incluindo todas as capitais brasileiras. A estimativa é que cerca de mil unidades habitacionais sejam destinadas a esse público no primeiro ciclo de implementação.

“Sempre trabalhei em prol dessa população através de associações e sei a dificuldade que eles enfrentam. Fico muito feliz em poder fazer parte de um governo que olha para os mais vulneráveis novamente”. Comentou Cauê.

Com essa ação, o governo busca enfrentar o déficit habitacional e promover a inclusão social de uma das populações mais vulneráveis do país, reafirmando o compromisso com a erradicação da pobreza e a garantia de direitos fundamentais.​