O Governo Federal criou uma consulta pública para a população contribuir, sobre a proposta de incorporação da vacina adsorvida meningocócica B (4CMenB) para prevenção de doença meningocócica do sorotipo B em crianças menores de 1 ano de idade.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada por micro-organismos (vírus e bactérias), alergias a medicamentos e outros agentes.
As meningites bacterianas e virais são as mais comuns e que demandam maior atenção da saúde pública. A doença é endêmica no Brasil e casos são reportados ao longo de todo ano com surtos ocasionais, mas a forma bacteriana preocupa por sua gravidade.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite pode atingir todas as faixas etárias, mas o maior risco é para crianças menores de cinco anos, em especial as menores de um. No Brasil, a prevalência é das infecções do tipo C e por isso o SUS não oferece vacina para o tipo B.
O SUS oferece quatro tipos de vacina para meningites bacterianas. São elas:
- BCG: que protege contra a meningite turberculosa
- Pentavalente: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada pelo Haemophilus influenzae sorotipo b
- Meningocócica C: protege contra a doença meningocócica causada pela Neisseria meningitidis sorogrupo C
- Pneumocócica 10: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada por dez sorotipos do Streptococcus pneumoniae
Para contribuir com a aquisição da vacina meningocócica B, clique aqui.









