O governo de Alagoas deve enviar projeto à Assembleia Legislativa transferindo o Canal do Sertão para a Casal. Lembrando que já foram investidos mais de R$ 3 bi de recursos públicos na obra, hoje sob o comando da Secretaria de Recursos Hídricos.
O projeto existe desde o governo Renan Filho, mas ele não conseguiu emplacar a transferência do Canal do Sertão graças aos ex-deputados Davi Maia (então na oposição) e Jó Pereira.
Entretanto, na atual gestão ficou ainda mais fácil a concretização do projeto. Em caso de aprovação, a Casal passará a gerir o Canal, ficando responsável pela comercialização da água para as concessionárias que venceram os processos de licitação.
Em contrapartida, a empresa fará o pagamento do uso da água para um fundo de manutenção, cujo objetivo é manter o funcionamento do canal.
Apesar da transferência do patrimônio à Casal, o Canal do Sertão continuará sob a coordenação do comitê gestor, formado pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Infraestrutura (Seinfra) e de Agricultura e Pecuária (Seagri).