Professores da capital e interior do estado iniciaram uma vigília, nesta terça-feira (08), à porta do Palácio República dos Palmares, em Maceió, a fim de pressionar o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a abrir um canal de negociação com o sindicato da categoria. Com uma extensa pauta de reivindicações, os profissionais da Educação Estadual estão em greve desde o dia 1º de julho. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Izael Ribeiro, o movimento terá sequência nesta quarta-feira, com diversas atividades.
Antes da instalação do acampamento, os trabalhadores realizaram uma assembleia, no Centro Cultural do Sinteal, saindo em caminhada até a sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), onde também cobraram que o governo estadual abra negociações com a categoria.
Os trabalhadores já haviam rejeitado o percentual de reajuste de 4,83%, proposto pelo governador Paulo Dantas) – a categoria pleiteia 10%. “Houve crescimento do FUNDEB, e é obrigação do gestor aplicar setenta por cento em pagamento a todos os profissionais da educação. Exigimos respeito”, afirma o presidente do Sinteal, acrescentando que a pauta apresentada ao chefe do Executivo também engloba outros pontos, relacionados à infraestrutura, condições de trabalho e valorização profissional.













