4 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

“Pense nos graves danos que a maldade humana pode provocar a partir da IA”, fala Gonet sobre eleições em 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, na noite desta segunda-feira (2), a sessão extraordinária de abertura do Ano Judiciário Eleitoral de 2026. Durante a solenidade, o procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, fez um alerta sobre os riscos do uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições gerais deste ano.

Em seu discurso, Gonet afirmou que o avanço tecnológico amplia desafios já conhecidos e pode ser explorado para práticas criminosas no ambiente eleitoral. “Basta que se pense nos graves danos que a maldade humana pode provocar a partir da IA”, declarou, ao destacar a necessidade de atenção redobrada para evitar impactos negativos nas campanhas e no processo democrático.

Segundo o procurador-geral eleitoral, o sistema de Justiça Eleitoral tem se preparado para enfrentar esses riscos. Ele ressaltou que houve empenho na organização e na segurança do processo de escolha dos representantes, com o objetivo de preservar a integridade e a confiança das eleições.

A sessão também contou com discurso da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que destacou o combate à desinformação e ao uso indevido de tecnologias. Embora sem focar diretamente na IA, a magistrada afirmou que o Judiciário Eleitoral atua de forma preventiva e repressiva contra práticas que possam enganar o eleitor e comprometer a legitimidade do pleito.