O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou que tem recebido várias denúncias de golpistas que estão se passando por servidores para fazer prova de vida na casa dos beneficiários. Durante a visita, os criminosos apresentam crachás falsos do órgão com nome, foto e com a suposta área de atuação.
No golpe, os criminosos pedem para os beneficiários cópias de documentos e fotografias, o que é uma prática irregular. O INSS esclarece que esse tipo de pesquisa presencial só é feita nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, mas que não é solicitada a fotografia e o reconhecimento do beneficiário é realizado apenas através do documento de identificação.
O instituto ainda esclarece que, em caso de dúvida, as pessoas devem solicitar o nome completo e matrícula do servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa atua no órgão. As imagens que mostram a atuação dos golpistas usando crachás falsos foram encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal para apuração.