A Globo pretende alcançar 50% de representatividade negra nos elencos de todas as suas novelas até 2030, conforme detalhado em um relatório ESG divulgado pela emissora. Em 2024, 43% dos atores escalados já eram pretos ou pardos, o maior índice desde que as novas diretrizes de diversidade começaram a ser implementadas, em 2022.
Novelas como “Renascer” e “Volta por Cima” lideraram em representatividade negra no elenco no último ano. A emissora também destacou que todas as novelas exibidas em 2024 tiveram pessoas negras nas equipes de direção e que séries como “Os Outros 2” contaram com quase metade do elenco formado por atores negros.
O compromisso com a diversidade se estende às contratações: 43% dos novos funcionários contratados em 2024 eram negros, e a meta para 2030 é chegar a 50%. A emissora também bateu a meta de paridade de gênero, com 53% das novas vagas ocupadas por mulheres no último ano.
Na área ambiental, o relatório aponta que 99% da energia consumida pela Globo em 2024 veio de fontes limpas e sustentáveis. O diretor Manuel Belmar afirma que a empresa revisou suas metas e seguirá investindo em ações inclusivas e sustentáveis, reforçando o compromisso com responsabilidade social e ambiental.