Após 48 anos de parceria, a TV Globo encerrará a afiliação com a TV Gazeta de Alagoas. A decisão ocorreu após a Gazeta entrar em processo de recuperação judicial com dívidas de R$ 284 milhões. Além disso, a emissora enfrentou um pedido de cassação pelo Ministério Público Federal, e seu proprietário, Fernando Collor, foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção.
A nova afiliada da Globo em Alagoas será a TV do Grupo Nordeste de Comunicação, que já controla a TV Asa Branca em Pernambuco. O novo grupo iniciou a operação em fase de testes na segunda-feira (23), no bairro do Farol, em Maceió. A expectativa é que a troca de emissoras deve ser oficializada no primeiro semestre de 2024.
Conforme o Supremo Tribunal Federal (STF), a TV Gazeta foi envolvida em esquema de propina. Collor foi julgado no STF por receber e ocultar R$ 20 milhões em propina paga pela empresa UTC Engenharia na época em que era senador. Parte dos valores era desviado para as contas da emissora e da empresa Gazeta de Alagoas Ltda., todas integrantes do grupo de Collor. Ele ainda pode entrar com recurso para revisão da condenação pelo Supremo.