Ministros de Estado, magistrados, governadores, parlamentares, empresários e advogados se reúnem entre quarta, 26, e sexta-feira, 28, em Lisboa, Portugal, para participar da 12ª Edição do Fórum Jurídico de Lisboa, popularmente conhecido como Gilmarpalooza.
Em um dos painéis, sobre mercado de carbono, estarão na mesa o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, principal autoridade regulatória do setor financeiro do Brasil; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, que reúne os banqueiros brasileiros; o economista-chefe do Banco Safra, Joaquim Levy, que foi ministro da Fazenda em 2015; e o diretor-executivo da Votorantim S.A., Mauro Ribeiro Neto, procurador da Fazenda Nacional, ex-vice presidente do Banco do Brasil e cujo mestrado no IDP, faculdade privada de Gilmar Mendes, teve como orientador o próprio ministro.
O convite para 9 governadores foi negado por 4, e apenas 5 governadores integram a comitiva de gestores públicos que direcionam e administram bilhões dos orçamentos públicos.
O governador Paulo Dantas (MDB), confirmou presença, transmitiu o carro ao vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), para acompanhar o evento.
Na prática, tem funcionado como uma confraria das elites econômica e política para definir os rumos do país. Não é o único do tipo – há também “simpósios”, “conferências” nos Estados Unidos e outros países ricos da Europa – mas o Fórum de Lisboa é o mais tradicional e concorrido.
O evento vem sendo apelidado de “Gilmarpalooza”, em referência a um show de música que ocorre periodicamente no Brasil.