Seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informa que o esquema vacinal contra a Poliomielite vai mudar e as doses da Vacina Oral Poliomielite Bivalente (gotinha) serão substituídas pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que tem aplicação injetável.
Atualmente, o esquema vacinal contra a doença prevê o uso da vacina injetável nas três primeiras doses (2, 4 e 6 meses). Já as doses de reforço são ministradas com a vacina oral, aos 15 meses (4º dose) e aos 4 anos (5º dose). Com a alteração, a partir do dia 4 de novembro, a dose de reforço será aplicada somente aos 15 meses e com a vacina injetável.
A vacina oral para reforço estará disponível nos postos de saúde até o dia 27 de setembro, após a data será disponibilizada apenas na versão injetável. A Sesau informa aos pais que a 4ª e a 5ª doses de reforço contra a Poliomielite não vão estar à disposição nos postos entre os dias 28 de setembro a 3 de novembro. No entanto, as três doses do esquema primário, que já são injetáveis, serão oferecidas normalmente durante o período, apenas o reforço com a gotinha será interrompido.