A Fifa confirmou nesta terça-feira (25) a divisão dos potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026. O evento que definirá os grupos do Mundial será realizado em 5 de dezembro, em Washington, e segue regras pensadas para manter o equilíbrio competitivo no formato ampliado para 48 seleções. A organização garante que as equipes mais bem colocadas no ranking, como Espanha e Argentina, fiquem em lados distintos da chave.
O Pote 1 reúne os três países-sede — Canadá, México e Estados Unidos — além das seleções de maior destaque no ranking: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Já o Pote 2 será composto por Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
O Pote 3 contará com Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul. No Pote 4 estarão Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, além dos quatro vencedores da repescagem europeia e dos dois classificados do playoff mundial.
Restrições de confederação seguem aplicadas no sorteio. Não será permitido que um grupo tenha mais de uma seleção da mesma região, com exceção da Uefa, que poderá ter até duas equipes por chave devido ao grande número de representantes. A Fifa divulgará a tabela atualizada de jogos, com datas, estádios e horários, no dia 6 de dezembro.













