O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, foi submetido a dois novos transplantes de órgão na quarta-feira (7). Desde o início do seu tratamento de saúde, em 2023, foram quatro transplantes no total. Desta vez, o apresentador teve um transplante de fígado e um retransplante renal realizados no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
De acordo com o boletim médico, os órgãos, provenientes de um único doador, foram considerados compatíveis pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, que acionou a instituição para a realização dos procedimentos. Faustão está internado no Einstein desde 21 de maio por conta de uma infecção bacteriana aguda com sepse.
A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) aponta que a lista de espera dos pacientes gerida pelo SUS prioriza, entre outros fatores: a gravidade da doença e crianças, que são prioridade tanto em caso de o doador ser uma criança como quando concorrem diretamente com adultos.
A localidade do paciente e a compatibilidade genética também é outro fator importante na decisão de quem receberá o órgão, além do tipo sanguíneo do doador e do receptor dos órgãos. A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada, explica o Ministério da Saúde.









