A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, criticou duramente o presidente Donald Trump após o anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (10), Hillary afirmou que o aumento dos preços para os americanos tem como motivação proteger Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe. “Trump quer proteger o seu amigo corrupto”, escreveu.
Além do ataque direto a Trump, Hillary responsabilizou também os congressistas republicanos por cederem ao presidente o poder de definir políticas comerciais. A medida tarifária, segundo ela, não só prejudica a economia americana como também favorece interesses políticos. A crítica ocorre em meio ao acirramento das relações comerciais entre Estados Unidos e Brasil.
A tarifa de 50% anunciada por Trump entra em vigor no dia 1º de agosto e se soma a outras já impostas ao Brasil em abril, incluindo taxas sobre aço, alumínio e, agora, cobre. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu destacando a soberania brasileira. Em suas redes sociais, publicou o slogan “Brasil soberano”, reforçando o compromisso do país em responder de forma firme às ações unilaterais do governo americano.









