Hora antes de ter sua condenação a 15 anos e prisão divulgada. A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, solicitou asilo na Embaixada do Brasil em Lima, na última terça-feira (15). Nadine e seu marido, ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016), foram condenados por lavagem de dinheiro.
O Ministério das Relações Exteriores do Peru, Nadine entrou na sede diplomática brasileira pela manhã, antes da leitura da sentença. Em comunicado oficial, a Chancelaria peruana informou que o pedido foi feito “em conformidade com a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954”, alinhada tanto por Peru quanto no Brasil.
Humala e Nadine foram condenados pela Justiça peruana por suposto recebimento de US$ 3 milhões de construtora brasileira Odebrecht (atual Novonor), além de outros US$ 200 mil governo venezuelano de Hugo Chávez. Esses valores teriam sido utilizados para financiar as campanhas presidenciais de Humala em 2006 e 2011. O casal nega ter recebido recursos ilícitos.
As investigações tiveram depoimentos de executivos da Odebrecht, O ex-diretor da empresa no Peru, em 2017, afirmou que os repasses foram feitos a pedido do Partido Trabalhadores (PT), do Brasil. Os promotores sustentam que ela teve papel central na arrecadação e fundos de campanha e na gestão de recursos. Seu irmão, IIán Heredia, também foi condenado a 12 anos de prisão. A defesa do casal afirma que correrá de decisão classificando a sentença como “excessiva”.