O ex-prefeito de Pão de Açúcar, no Serão de Alagoas, Clayton Farias Pinto, está enfrentando um processo de Tomada de Contas da União (TCU) devido à falta de comprovação da aplicação regular dos recursos repassamos pelo Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), em 2020.
Uma auditoria que foi realizada em no município apontou diversos irregularidades na gestão desses recursos, por isso, o ex-prefeito é acusado de não ter demonstrado o uso adequado das verbas federais. Em dezembro de 2019, Clayton Farias Pinto assumiu o cargo de prefeito. Após, o antecessor renunciar, Flávio Almeida da Silvia Júnior, que na época, deixou o posto por motivos de saúde.
A mudança de governo aconteceu no final de 2019, estendendo-se até o final de 2020, sendo esse o período que em que o ex-prefeito foi responsável pela administração dos recursos federais destinados ao programa Pnate.
Os recursos do Pnate/2020, repassados ao município foram de de R$ 359.080,64. Esses recursos tinham como objetivo principal o apoio ao transporte escolar no município, uma demanda essencial para garantir o acesso de alunos da zona rural à educação. Mas a gestão do ex-prefeito foi alvo de uma série de questionamentos quanto à aplicação desses recursos, que leva a instauração da Tomada de Contas Especial.