Após um “arrumadinho” durante o carnaval, para não ter adversários na disputa pelo comando da Pindorama, a oposição de forma democrática quer disputar o pleito, e já tem um nome forte e competitivo. Após decisão judicial a data foi adiada e ocorreria na próxima terça-feira (28), e em caso de descumprimento, a multa pode chegar a R$ 10 mil reais diários, a ser pago pelo atual presidente Klecio Santos, que deve obedecer a justiça.
Por outro lado, a oposição se fortaleceu com a perspectiva de contar com a ex-diretora Ana Guimaraes, convidada para ser a candidata à presidência pelo grupo que pretende assumir a Pindorama e fazer frente ao atual mandatário, junto a nova diretoria.
O nome de Ana Guimaraes circula bem nos bastidores e ela deve disputar a presidência, tem a seu favor a experiência de quem atuou durante 17 anos na Cooperativa, além de ser bem vista pela relação que criou com os colonos, no período em que atuou na direção da Pindorama.
Segundo informações do site Al102, a perpetuação no poder e às sucessivas reeleições de Klécio José dos Santos, que preside a cooperativa há mais de 20 anos, demonstra a clara intenção de perpetuar-se no poder. Há também a queixa da utilização política da cooperativa em benefício da atual diretoria e seus familiares.
Contando com mais de 1.100 colonos, a Cooperativa Pindorama movimenta cerca de R$ 500 milhões por ano e, segundo os opositores do atual presidente, apresenta gastos injustificados (autorizados apenas pelo presidente e mais 2 diretores), que com outdoors enaltecem os membros da diretoria, patrocínios de corridas de cavalo, blocos carnavalescos, times de futebol, entre outros.