O ex-cobrador de ônibus Gilberto Arruda, de 47 anos, subiu ao palco do Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília (UnB) para receber o diploma de médico. Ele se formou no curso mais disputado na UnB na sexta-feira (24).
Morador de Ceilândia, no Distrito Federal, Gilberto era cobrador de ônibus, até ser atropelado e quase perder o movimento das pernas. Foram 14 dias em coma, e o diagnóstico era o de que jamais seria possível voltar a andar. O acidente foi um ponto de virada para retomar o desejo de entrar para a universidade.
Em 2018, ele ingressou na UnB e, desde então, inspira a família. “Todos nós só fizemos até o ensino médio e aqui está ele alcançando o pódio”, disse a irmã mais velha, Gilda Arruda, que aos 16 anos ficou responsável pela criação de Gilberto quando ele só tinha 9 e a mãe morreu.
Gilberto contou que tem interesse em seguir no serviço público e que está fazendo concursos para médico legista e médico da família. “A medicina legal me chama a atenção porque permite levar Justiça. Já a medicina da família é a porta de entrada das pessoas”.