Maceió, 23 de maio de 2025.
Tempo: 🌡️ 24°C

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

EUA e China selam acordo para redução de tarifas comerciais por 90 dias

Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo para suspender temporariamente a escalada da guerra comercial iniciada durante o governo Trump. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (12) pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.

Segundo a agência Reuters, representantes dos dois países se reuniram no domingo (11) e decidiram por uma trégua de 90 dias nas medidas tarifárias. O acordo prevê uma redução mútua das tarifas, que passarão a ser de 10%, o que representa uma queda de mais de 100% em relação aos níveis anteriores.

“Ambos os países representaram muito bem seus interesses nacionais”, afirmou Bessent. “Temos um interesse comum em um comércio equilibrado, e os EUA continuarão avançando nessa direção.”

A guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo se intensificou após o governo Trump anunciar, em abril, tarifas adicionais sobre produtos chineses. Somadas a uma tarifa anterior de 20%, as novas medidas elevaram a alíquota total para 145%. Em resposta, a China impôs tarifas de 125% sobre produtos americanos.