Maceió, 24 de maio de 2025.
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

“Eu atendi dez clientes na Lava Jato. Todos, sem exceção, tiveram as ações penais anuladas. Collor será uma das únicas exceções”, declarou advogado de defesa

Collor

O advogado Marcello Bessa, responsável pela defesa do ex-presidente Fernando Collor de Mello, afirmou nesta sexta-feira (25) que seu cliente será uma das poucas pessoas a cumprir pena por condenações decorrentes da Operação Lava Jato.

“Eu atendi dez clientes na Lava Jato. Todos, sem exceção, tiveram as ações penais anuladas. Collor será uma das únicas exceções”, declarou Bessa, que trabalha na elaboração de um memorial a ser apresentado aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reverter a decisão que determinou o cumprimento da pena.

Collor foi preso após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitar os recursos da defesa e ordenar o início imediato da execução da pena de 8 anos e 10 meses, por corrupção e lavagem de dinheiro em esquema envolvendo a BR Distribuidora.

Questionado sobre possível relação política entre a prisão de Collor e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo, o advogado evitou comentários: “Não vou fazer análise política de decisão do STF. Meu papel é ser advogado”.

Além de Collor, o único outro condenado preso atualmente por desdobramentos da Lava Jato é o ex-diretor da Petrobras Renato Duque. A operação, que completou dez anos em 2024, teve a maioria de suas condenações anuladas pela Justiça.