Uma pesquisa global realizada pela marca Durex, que entrevistou mais de 39 mil pessoas em 36 países, revelou quais regiões do mundo mais utilizam preservativos durante o ato sexual e quais menos os utilizam.
O Brasil ocupa a 14ª posição na lista, com apenas 32% dos brasileiros afirmando terem usado camisinha nos últimos 12 meses. O país está atrás de outros sul-americanos, como o Peru, que figura em 3º lugar com 41%, e o México, em 13º com 33%.
Nos três primeiros lugares estão os Emirados Árabes Unidos, com 63% de adesão ao uso do preservativo, Vietnã (46%) e Peru (41%). As menores taxas foram registradas em países como Estados Unidos (16%), França (16%), Reino Unido (15%), Canadá (14%), Japão (12%) e Países Baixos (12%).
No Brasil:
O estado de Goiás se destaca como um dos menores com adesão ao uso de preservativos. Um estudo da Famivita, empresa especializada em saúde feminina, apontou que apenas 30% dos goianos costumam utilizar camisinha durante as relações sexuais. O estudo também revela que a faixa etária mais resistente ao uso do preservativo está entre 40 e 44 anos.