A primeira edição do Programa Plenarinho, da Câmara Municipal, recebeu durante toda esta quinta-feira (9), os 27 estudantes das escolas da rede pública e privada de Maceió, para vivenciarem a experiência de ser vereador por um dia. Pela manhã, os alunos foram recebidos pelo presidente Chico Filho e pelos vereadores Thiago Prado, Jônatas Omena e David Empregos, na sede do Poder Legislativo, em Jaraguá.
Posteriormente, os alunos acompanharam os trabalhos da sessão ordinária, e depois foram encaminhados para mais uma etapa do programa que foi participar da construção de projetos de lei em reunião realizada nas comissões permanentes da Casa.
No período da tarde, o presidente Chico Filho abriu os trabalhos da sessão solene de diplomação e posse dos alunos/vereadores, que receberam os respectivos diplomas e certificados de participação no Programa Plenarinho.
Durante os trabalhos na sessão, os estudantes/parlamentares aprovaram projetos de leis voltados para área da educação, conscientização cultural, esporte e juventude, saneamento básico e meio ambiente, mobilidade urbana e empregabilidade jovem.
Para aprovação unânime dos projetos, foi necessária a defesa dos projetos feita pelos alunos Vastí Bento de Lima, Malu Sarmento Ramos e Rebecca Letycia Bezerra de Morais. Os estudantes também utilizaram a tribuna da Câmara para agradecer a oportunidade em participar do Plenarinho, destacar o empenho dos professores e diretores das escolas, além de idealizar planos para uma Maceió inclusiva e bem cuidada.
Para o presidente Chico Filho, a iniciativa do Plenarinho foi um dos momentos mais marcantes de sua história política. “Este trabalho em parceria Escola do Legislativo, servidores efetivos, diretores, professores e Secretaria Municipal de Educação é muito importante e precisa ser continuado. Estou feliz porque vocês, alunos, entenderam o significado de tudo isso e a importância dessa ação para vida, para cidadania. É a população quem elege os vereadores e as pessoas têm todo o direito de participar das decisões desta Casa. Voltem para suas casas, voltem para suas escolas com a certeza de que estamos trabalhando em defesa da educação”, declarou o presidente.
Já a vice-presidente da Câmara, Silvania Barbosa, que representou todos os vereadores na sessão solene, ressaltou que os estudantes chegaram ao Poder Legislativo com disposição de aprender como funciona a vida parlamentar.
“Este momento é importante para a vida de nós parlamentares. Este projeto teve apoio de todos vocês, e agora os alunos sabem como tudo funciona e com muito respeito. Aqui discutimos vários projetos que são importantes para a população. Guardem esse diploma com muito carinho e orgulho. A educação é necessária na vida de qualquer cidadão”.
Presente à sessão solene, o secretário Municipal Rogério Lima, disse que “é uma alegria da Semed em ser parceira do Plenarinho. Uma experiência gratificante e presenciamos o interesse em conhecer a política e a formação cidadã que é feita aqui na Câmara”.
Para o diretor da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, o trabalho que envolveu a organização do Plenarinho tem como o principal objetivo construir uma cidade melhor, com cidadania e respeito.







