Estudantes com leucemia conseguem na Justiça o direito de fazer Enem em hospital

Imagem: Reprodução

Duas alunas de escolas públicas de São de Paulo recorreram à Justiça Federal para que conseguissem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023, dentro do quarto hospitalar onde estão internadas em isolamento.

Julia Silva e Gabriella Bonfim, ambas com 18 anos, estão no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), do Hospital das Clínicas de São Paulo, após o transplante de medula óssea.

As pacientes estão isoladas em quartos específicos para esse tipo de transplantado do ITACI. Segundo o instituto, as acomodações têm restrição de entradas de pessoas, ventilação e equipamentos, para evitar que qualquer agente externo cause a rejeição do paciente à nova medula.

A advogada Sara Ferreira de Oliveira, que representa as estudantes, esclareceu que as meninas foram internadas após realizar a inscrição no Enem. As duas já haviam apelado à Ouvidoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para poderem realizar a prova no hospital, mas não tiveram resposta do órgão.

Em razão disso, entraram com um mandado liminar de segurança, acolhido pela juíza da 7ª Vara Cível Federal de São Paulo, Diana Brunstein, em apenas um dia.

Todos os direitos reservados