Estudante de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Yasmin Vitória dos Santos produziu dois artigos científicos que destacam a importância dos atrativos naturais para promover o turismo na cidade de Mar Vermelho. A cidade, distante 110 quilômetros de Maceió, é conhecida pelo frio no inverno, com temperaturas a 17°. O turismo, as paisagens, o clima e a rede hoteleira da cidade são fatores positivos.
O primeiro artigo, intitulado “A Geodiversidade em Mar Vermelho – AL: uma análise do uso da paisagem e sua preservação”, foi apresentado em um simpósio em João Pessoa/PB. O segundo, “Geodiversidade em Mar Vermelho – AL: explorando o potencial geoturístico das paisagens”, será apresentado no próximo mês de agosto, em Natal/RN. Yasmin Vitória falou sobre como surgiu a ideia para os estudos e o que precisa ser feito para potencializar o setor turístico na região.
“A ideia surgiu a partir de uma aula de campo promovida pela professora Lucia Bezerra Guerra, da disciplina de Geografia do Turismo. Fiquei encantada com a beleza natural do município e percebi que poderia contribuir com a valorização turística da região. Só com a união do poder público, da comunidade, dos pesquisadores e do setor privado será possível desenvolver Mar Vermelho sem agredir o meio ambiente, promovendo renda e orgulho local”, disse.
O secretário de Turismo de Mar Vermelho, Josué Marcos, destacou que esses artigos científicos são importantes para ajudar o poder público na compreensão do potencial turístico da cidade e na criação de políticas públicas no segmento.
“Vamos incorporar as análises aos nossos planejamentos turísticos, especialmente na valorização das paisagens naturais e no fortalecimento do ecoturismo e do geoturismo, buscando atrair novos investimentos e visitantes com foco na preservação e na experiência”, falou.











