11 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Estudante projeta Mar Vermelho no cenário nacional com pesquisas sobre geoturismo

Mar Vermelho

Estudante de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Yasmin Vitória dos Santos produziu dois artigos científicos que destacam a importância dos atrativos naturais para promover o turismo na cidade de Mar Vermelho. A cidade, distante 110 quilômetros de Maceió, é conhecida pelo frio no inverno, com temperaturas a 17°. O turismo, as paisagens, o clima e a rede hoteleira da cidade são fatores positivos.

O primeiro artigo, intitulado “A Geodiversidade em Mar Vermelho – AL: uma análise do uso da paisagem e sua preservação”, foi apresentado em um simpósio em João Pessoa/PB. O segundo, “Geodiversidade em Mar Vermelho – AL: explorando o potencial geoturístico das paisagens”, será apresentado no próximo mês de agosto, em Natal/RN. Yasmin Vitória falou sobre como surgiu a ideia para os estudos e o que precisa ser feito para potencializar o setor turístico na região.

“A ideia surgiu a partir de uma aula de campo promovida pela professora Lucia Bezerra Guerra, da disciplina de Geografia do Turismo. Fiquei encantada com a beleza natural do município e percebi que poderia contribuir com a valorização turística da região. Só com a união do poder público, da comunidade, dos pesquisadores e do setor privado será possível desenvolver Mar Vermelho sem agredir o meio ambiente, promovendo renda e orgulho local”, disse.

O secretário de Turismo de Mar Vermelho, Josué Marcos, destacou que esses artigos científicos são importantes para ajudar o poder público na compreensão do potencial turístico da cidade e na criação de políticas públicas no segmento.

“Vamos incorporar as análises aos nossos planejamentos turísticos, especialmente na valorização das paisagens naturais e no fortalecimento do ecoturismo e do geoturismo, buscando atrair novos investimentos e visitantes com foco na preservação e na experiência”, falou.