10 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

“Estão nos respeitando como nunca”, diz Trump sobre Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (9) que a Venezuela agora respeita os Estados Unidos como “nunca antes”, destacando uma nova fase na relação entre os dois países marcada por cooperação e fornecimento de petróleo. Segundo Trump, cerca de 30 a 50 milhões de barris de petróleo venezuelano, avaliados em vários bilhões de dólares, já estariam a caminho dos Estados Unidos, em um movimento que ele descreveu como benefício mútuo para os dois povos. A administração americana diz que controlará os lucros da venda do petróleo para garantir que sejam usados em benefício tanto dos venezuelanos quanto dos norte-americanos.

Trump relacionou esse novo capítulo com a recente captura e prisão do ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro, resultado de uma operação militar que o presidente americano considerou “histórica”. O republicano acusou Maduro de uma série de crimes contra os Estados Unidos, incluindo permitir que criminosos e indivíduos perigosos cruzassem a fronteira americana, além de responsabilidade por mortes em larga escala.

Segundo declarações do governo de Washington, a entrega dos milhões de barris será feita por navios-tanque diretamente aos terminais nos Estados Unidos, e o presidente tem defendido que isso representa uma virada após anos em que as exportações venezuelanas estavam bloqueadas por sanções. A estratégia também inclui estimular empresas petrolíferas americanas a investir na infraestrutura energética venezuelana, em um esforço para reativar a produção de um país com as maiores reservas comprovadas de petróleo no mundo.