Search
Close this search box.
Search

Estado de Alagoas é líder em investimentos públicos no país, aponta Tesouro

O Estado de Alagoas, dentre todos os 26 estados da federação e o Distrito Federal, lidera investimentos públicos no país. Dados do Tesouro Nacional apontam que Alagoas investiu 14,62% da receita corrente líquida. Em números absolutos, foram investidos R$ 10,7 bilhões de R$ 73,6 bilhões de receita corrente líquida registrada nos últimos 8 anos.

PUBLICIDADE


Em segundo lugar neste ranking também aparece um estado nordestino, o Ceará, com um índice de 13,05%, seguido de Mato Grosso do Sul (11,96%), Piauí (11,46%) e Mato Grosso (11,35%). As unidades da federação no fim da lista são Rio Grande do Sul (3,58%), o Distrito Federal (3,97%) e o Rio de Janeiro (4,32%).

Por outro lado, os Estados que apresentaram maior crescimento das despesas correntes foram Roraima (35%), Rondônia (24%) e Ceará (24%).

Outro indicador importante da saúde fiscal de um Estado é a poupança corrente, que equivale ao valor das receitas correntes menos as despesas correntes empenhadas. Esse é um número que, se for positivo, aponta para a autonomia para realizar investimentos com recursos próprios; quando negativo, mostra a dependência de receitas de capital para realizá-los. Mato Grosso, com 29% , e Espírito Santo, com 28%, foram os Estados que alcançaram os maiores percentuais de poupança corrente em relação à Receita Corrente Líquida (RCL) em 2022.

Todos os direitos reservados