29 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Entenda quem são as pessoas mais vulneráveis ao vírus Nipah, que assusta a Ásia

O vírus Nipah voltou a preocupar autoridades sanitárias após a confirmação de dois casos na Índia e o isolamento de mais de 100 pessoas. A doença, considerada rara e incurável, tem uma das maiores taxas de letalidade do mundo, variando entre 40% e 75%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A infecção é uma zoonose, ou seja, transmitida de animais para humanos, principalmente por porcos e morcegos frugívoros. A contaminação entre pessoas também é possível, embora mais rara. Idosos e crianças estão entre os grupos mais vulneráveis ao vírus.

Com o alerta, países asiáticos como Tailândia, Nepal e Taiwan reforçaram o controle sanitário em aeroportos, retomando medidas semelhantes às adotadas durante a pandemia da Covid-19. A China informou que não há casos confirmados, mas reconheceu o risco de infecções importadas.

Os sintomas do vírus Nipah incluem febre, dor de cabeça, náusea, convulsões e alteração de consciência, podendo evoluir para encefalite. O período de incubação varia de 4 a 14 dias, mas há registros de casos em que os sintomas surgiram até 45 dias após a infecção.