8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Enem 2026 vai avaliar qualidade do Ensino Médio e pode ser aplicado em outros países

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2026 sofrerá modificações e poderá ser ampliado para outros países. A declaração veio do ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva concedida na noite do último domingo (16), após a realização do segundo dia de provas da prova deste ano.

O Enem vai substituir o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para avaliar a conclusão da educação básica a partir da participação de alunos do terceiro ano do ensino médio. Além disso, as provas poderão ser aplicadas na Argentina, no Uruguai e no Paraguai em 2026 para que as portas das universidades brasileiras para alunos do Mercosul estejam abertas, mas estudos ainda serão feitos para verificar a viabilidade da aplicação da prova em centros internacionais.

Na entrevista coletiva, foi apresentado também um balanço provisório do Enem em 2025. Foram 4,8 milhões de inscritos, com taxa de presença em torno de 70% nos dois dias e 1.700 candidatos eliminados. Não ocorreram acontecimentos graves que tenham prejudicado a prova. Os exames foram realizados em 1.805 cidades brasileiras, em mais de 12 mil locais de aplicação e mais de 165 mil salas de aplicação.